sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Nâzim Hikmet

O poeta turco Nâzim Hikmet nasceu em 1902 na Salónica (na altura, parte do Reino Osmânico) e morreu em Junho de 1963. Passou praticamente toda a sua vida na prisão ou no exílio e a sua poesia é lida em todo o mundo... Sem dúvida, é um dos mais belos e sensíveis poetas que já apreciei...

“O ar está pesado como chumbo – Eu grito, grito, grito, grito – Estar preso, não é esse o problema – Trata-se de não entregar os pontos...”

...O espelho encantado

Praga é um espelho encantado


Ao olhar-me nele


Encontro os meus vinte anos


Sou como um salto em frente


Sou como trinta e dois dentessem cárie


E o mundo é uma noz


Mas não quero nada para mim


Só a mulher que amo


A tocar os meus dedos com os seus


Que abrem todos os mistérios do mundo


As minhas mãos partem o pão pouco para mim


Muito para os meus amigos


Nas aldeias da Anatólia beijo olhos que sofrem de tracoma


E chego algures a terra distante


Para a Revolução mundial


Trazem o meu coração num coxim de veludo


Como se fosse a ordem da bandeira vermelha


Uma fanfarra toca a marcha fúnebre


Sepultamos os nossos mortos junto de um muro


Sob a terra Somo sementes fecundas


E as nossas canções estão escritas na terranão em turco, russo ou francês


Mas em cançonês


Lenine está acamado numa floresta com neve


Franze as sobrancelhas


A pensar em alguém


Olha até ao fim das trevas brancas


Vê os dias que hão de vir


Sou como um salto em frente


Sou como trinta e dois dentes sem cárie


E o mundo é uma noz


Com uma casca de aço


Mas inchada de esperança


Praga é um espelho encantado


Olho-me nele


Mostra-me no leito de morte


A testa alagada em suor


Como se a cera da vela tivesse gotejado


Os braços ao longo do corpo


A tapeçaria verde


E pela janela


Os telhados cobertos de fuligem de uma grande cidade


Esses telhados não são os de Istambul


Os meus olhos estão abertos


Ainda os não vieram fechar


Ainda ninguém sabe Inclina-te para mim


Olha nas minhas pupilas


Verás nelas uma mulher jovem


Na paragem do eléctrico à espera à chuva


Fecha-me os olhos


E em bicos de pés

Sai do quarto, camarada...
Nâzim Hikmet (Tradução de Rui Caeiro) Edição & etc (2000) Capa de Carlos Ferreiro
Edição de Portugal.
http://www.nazimhikmetran.com/

Nenhum comentário: